quarta-feira, 24 de julho de 2013

REGULAMENTO DO CONCURSO DE IDENTIDADE VISUAL DA V BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN

A V Bienal Brasileira de Design será um evento cultural, de caráter empreendedor e educacional de grande relevância para o país em 2015. Concentrará as principais realizações da área cultural e do setor empresarial produtivo, apontando tendências, provocando discussões e promovendo a Marca Brasil com o melhor da produção nacional no período. A Bienal deve representar a indústria nacional e a importância do design como ferramenta estratégica para a competitividade tendo como sede a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.
A Bienal Brasileira de Design é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pela Associação Catarinense de Design (SC Design).
O evento é apoiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis e também pelos integrantes do Comitê de Orientação Estratégica da Bienal – COEB (Ministério da Cultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Confederação Nacional da Indústria – CNI e Movimento Brasil Competitivo – MBC, além da entidade que realizará a Bienal de 2017 – o Centro Pernambuco de Design).
TEMA
O tema da V Bienal Brasileira de Design, aprovado em reunião Comitê de Orientação Estratégica da Bienal – COEB -, é uma celebração ao design for all (www.designforall.org) com a seguinte denominação:
oba | design para todos e por todos!
Poderá ser utilizada, também, a nomenclatura
oba| Floripa
Estas nomenclaturas são o objeto deste concurso que terá as aplicações, listadas a seguir
1. OBJETIVO
1.1 Criar um sistema de identidade visual para a comunicação e divulgação da V Bienal Brasileira de Design, que acontecerá em 2015, na cidade de Florianópolis/SC. As propostas deverão ser apresentadas em um conjunto de impacto visual e qualidade estética no qual devem constar as seguintes informações:
-O logotipo da Bienal Brasileira de Design, disponível na seção “envio de arquivos” do site da SCDesign, após a realização da inscrição. http://www.scdesign.org.br/concursobienal/envio-de-arquivos
-A nomenclatura OBA
-O ano 2015
-Local: Florianópolis, Santa Catarina.
1.2 Deve haver uma opção com previsão de aplicação conjunta aos logotipos da Apex-Brasil, Ministério do desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Governo Federal, SCDesign e Sistema Fiesc, além das marcas das entidades que compõem o Comitê de Orientação Estratégica da Bienal – COEB. São elas: MinC, CNI, SEBRAE, ABDI, CPD, MBC. ( também disponíveis na seção “envio de arquivos” do site da SCDesign ).
1.3 Esse conjunto será utilizado em:
- Materiais impressos (cartazes, flyers, programações, catálogos, papéis de carta, cartões de visita);
- Portal de internet; blog; redes sociais;
- Comunicações por e-mail;
- Identificação e sinalização de exposições;
- Identificação externa dos locais de exposição;
- Painéis com monitores de TV e informações eletrônicas;
- Banners e plotagens em ônibus de transporte coletivo e vans;
- Objeto tridimensional de grandes proporções para ser colocado nos aeroportos e entradas das cidades. (Totem especial);
- Brindes de divulgação e itens de venda da loja virtual da Bienal;
- Vinhetas e outros produtos em vídeo (anúncios de TV e vídeos institucionais e de divulgação);
- Selo de certificação de patrocínio e selo de certificação de apoio à Bienal (a ser usado pelas empresas e entidades patrocinadoras e apoiadoras);
-Demais materiais desenvolvidos para identificar e comunicar a Bienal.
2. PARTICIPAÇÃO
2.1. O concurso da identidade visual da V Bienal Brasileira de Design é direcionado a todas as pessoas maiores de 18 anos, brasileiras ou estrangeiras, residentes no país.
2.2. É proibida a inscrição de funcionários da SCDesign, do sistema Fiesc e de empresas e/ou órgãos ligados à organização da Bienal e de seus parentes até o terceiro grau.
2.3. Os participantes poderão inscrever até 3 (três) propostas, que devem ser postadas no site da SCDesign mediante cadastro prévio, denominado de pré-inscrição que vai gerar uma ID (identidade) de candidato a ser utilizada em todos os materiais postados para o concurso.
2.4. Os participantes poderão inscrever até 3 (três) propostas, que devem ser postadas no site da SCDesign mediante cadastro prévio, denominado de pré-inscrição que vai gerar uma ID (identidade) de candidato a ser utilizada em todos os materiais postados para o concurso.
2.5. O trabalho vencedor será divulgado em evento especial para esse fim, em data a ser informada oportunamente..
2.6. As 10 melhores propostas selecionadas pelo júri, denominadas finalistas, poderão ser expostas no evento de premiação.
2.7. 2.7. O trabalho vencedor receberá a quantia de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), independente da quantidade de membros da equipe. Não haverá premiação em dinheiro para os outros 9 finalistas, que receberão certificado e troféu e poderão fazer parte de exposição itinerante pelo estado e pelo país. A premiação em dinheiro é exclusiva para o primeiro colocado.
2.8. O ganhador será responsável pela elaboração do Manual da Marca prevendo todas as aplicações necessárias para o bom uso da mesma, em arquivo AI (Adobe Ilustrator). O Manual é item obrigatório de entrega para oferecebimento do prêmio em dinheiro.
2.9. Todos os 10 trabalhos classificados no concurso cederão o uso de imagem para fins de divulgação dos resultados do concurso, em mídia
impressa e eletrônica, publicações ou catálogos.
2.10. O crédito autoral será garantido e amplamente divulgado. É obrigatória a entregar dos arquivos originais em formato AI (Adobe Illustrator).
2.11. A entidade organizadora da Bienal Brasileira de Design se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem norm ativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, bem como promover alterações de caráter técnico, respeitando, porém, o projeto original do(s) autor(es).
2.12. O(s) autor(es) do projeto vencedor pode(m ) divulgar e publicar o projeto em portifólio impresso ou digital, desde que mencionado que os direitos pertencem à Bienal Brasileira de Design.
2.13. Qualquer divulgação dos projetos resultantes do concurso será devidamente identificada e creditada e serão dados os créditos aos autores.
2.14 A inscrição no concurso implica na aceitação integral dos itens do regulamento do concurso, bem como a aceitação das decisões do Júri. O(s) proponente(s) declara(m) a responsabilidade exclusiva sobre a autoria e originalidade do(s) projeto(s) submetido(s), isentando a entidade organizadora da Bienal Brasileira de Design de qualquer pendência envolvendo o projeto apresentado.
3. FASES DO PROJETO
3.1 A pré-inscrição será feita mediante o preenchimento de formulário disponibilizado no endereço: www.scdesign.org.br/concursobienal até o dia o 31/07/2013.
3.2 Os proponentes, identificados pelo ID gerado automaticamente pelo site SCDesign no ato da pré-inscrição, deverão fazer upload do(s) arquivo(s)digital(is) com sua(s) proposta(s) de solução no site da SCDesign, em local
determinado para isso, até o dia 11/10/2013 e enviar por Correio proposta impressa em pranchas A3 com o projeto completo, em envelope lacrado identificado com a ID gerada no momento da inscrição, a descrição do projeto e os dados pessoais (nom e, endereço, telefone, e-mail de contato) para o endereço: SCDesign –rodovia SC401, n° 600, CEP 88030-000, Florianópolis – Santa Catarina (vale a data de postagem via SEDEX).
3.3. O número de propostas enviadas será de, no máximo, 3 (três) nas quais deverão constar as seguintes informações:
- Padrão de apresentação exigido pelo edital (item eliminatório) – determinar qual é o padrão ou indicar o item onde ele é descrito.
- Apresentação de todas as peças gráficas solicitadas (item eliminatório)
- Adequação às metas e conceitos de comunicação exigidos;
- Adequação da linguagem dirigida ao público-alvo;
- Viabilidade técnica;
- Originalidade e ineditismo;
- Qualidade estética;
- Harmonia.
3.3.1. Os autores deverão entregar todo os arquivos digitais referentes ao projeto, fornecendo ainda informações quanto a licença das tipografias digitais utilizadas.
Os proponentes selecionados serão informados por telefone e/ou e-mail a partir do dia 31/10/2013 para se prepararem para a exposição dos trabalhos e para o evento de premiação. Os resultados serão publicados no site da SCDesign e da Fiesc.
4. INSCRIÇÃO
4.1. A inscrição é gratuita e os interessados poderão submeter no máximo 3 (três) propostas, que devem ser enviadas juntas, em uma única inscrição.
4.2. A inscrição deverá ser efetuada por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no endereço
www.scdesign.org.br/concursobienal.
4.3. O formulário de inscrição no site deve ser preenchido com nome completo de um representante do(s) participante(s) individual(is) ou em equipe. Quando o material em pranchas for enviado, o mesmo deve estar acondicionado em um envelope lacrado identificado com o número ID gerado na inscrição digital e, no seu interior, a identificação completa do proponente autor dos trabalhos (nome, endereço, telefones e e-mail).
4.4 A inscrição ocorrerá em três etapas:
4.4.1 preenchimento do formulário eletrônico no site onde será gerado um ID. Esta pré-inscrição deverá ser realizada até o dia 31/07/2013.
4.4.2 upload do(s) arquivo(s) digital(is) em form ato *jpg com no máximo 1,8Mb com sua(s) proposta(s) de solução no site da SCDesign, em local determinado para isso, até o dia 11/10/2013.
4.4.3 envio de material por Correio para o seguinte endereço: SCDesign – rodovia SC401, n° 600, CEP – 88030-000, Florianópolis Santa Catarina até o dia 11/10/2013 (vale a data de postagem via SEDEX). No envelope lacrado e identificado com ID deverá constar:
A: Ficha com dados pessoais (nome, endereço, telefone, e-mail de
contato);
B:Memorial com justificativa por escrito da solução (valorizando os
conceitos e processo metodológico da construção); desenvolvimento da
ideia e construção da imagem;
C:Proposta impressa em 03 pranchas A3 com o projeto com pleto,
contendo as seguintes aplicações da identidade:
-Teste de visualização e opções em cores e P&B.
-Materiais impressos (cartazes, flyers, catálogos, papéis de carta,cartões de visita);
-Portal de internet, blog, redes sociais;
-Identificação e sinalização de exposições;
-Identificação externa dos locais de exposição;
-Banners e plotagens em ônibus de transporte coletivo e vans;
-Objeto tridim ensional de grandes proporções para ser colocado nos
-aeroportos e entradas das cidades. (Totem especial);
-Brindes de divulgação.
4.4. As pré-inscrições serão encerradas no dia 31/07/2013 às 23h59 (horário de Brasília). O upload dos arquivos e o material enviado pelos Correios via Sedex, com data de postagem, até o dia 11/10/2013 para o endereço descrito no item 4.4.3
5. COMPOSIÇÃO DO JURI
5.1. O Júri será com posto por: um representante do sistema FIESC; representante da Apex-Brasil; um representante do Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design (COEB); um representante da SCDesign; um representante do Grupo Gestor da V Bienal Brasileira de Design; e por mais dois notórios representantes do design nacional (professores ou técnicos).
5.2. O Júri é soberano em suas decisões e apresentará Ata de classificação e premiação do concurso, não cabendo recursos em suas decisões.
5.3. É prerrogativa do Júri decidir sobre a aceitação ou não das propostas apresentadas, plena ou parcialmente, adequadas aos objetivos do projeto.
5.4. Casos não previstos nesse regulamento serão decididos pelo Grupo Executor de organização da V Bienal Brasileira de Design.
Florianópolis, 13 de junho de 2013
Para efetuar o download das marcas de apoio e outros materiais conforme regulamento, você deverá acessar a área de envio de arquivos (clique aqui para acessar) e informar o código do participante
Informações:
Paula Gargioni
SC Design: Rodovia SC-401, n° 600, ed. InovaSC, Parque TecAlfa
E-mail: paulagargioni@gmail.com
Telefone: 48 3665 4873 – (Período 14:00 às 18:00)

Clique para fazer o download do regulamento

Clique para imprimir o regulamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário