terça-feira, 16 de julho de 2013

Competição de ilustrações I Concurso Internacional Ilustramáxima "Água”.

Se convoca o 1º Concurso “IlustraMáxima”, que terá carácter internacional.

Os desenhadores realizarão  seus trabalhos a partir de máximas  que tratam de assuntos relacionados com a água (ver máximas aqui).

1. APRESENTAÇÃO Os candidatos deverão registrar-se ou identificar-se na página web e adicionar a sua obra em formato JPG, dentro de ‘Concurso’, no campo habilitado para este fim.

2. CANDIDATOS 
O concurso é gratuito. Poderão participar todas as personas que o desejem. Os aspirantes deverão ter no mínimo 16 anos.  Os participantes se registrarão na página web do concurso e insertarão, à continuação, a sua obra em formato JPG. 
Cada participante poderá concorrer com um máximo de três obras.

3. MODALIDADES
O concurso se baseia em provérbios ou máximas selecionados previamente pelo organizador e seus sócios. Estas máximas estão todas vinculadas ao tema do ano atual (2013) e, o assunto elegido é « a água ». Cada candidato ilustrará uma máxima com uma vinheta ou ilustração única, podendo utilizar a técnica de sua própria eleição.O candidato indicará na margem inferior direita da sua ilustração o número da máxima escolhida. As cenas e os personagens deverão ser de criação própria e, inéditos.

4. FORMATO
Cada um dos trabalhos que se entreguem no superará o formato de 800 x 600 pixeles, com uma resolução mínima de 300 dpi.

5. LUGAR E PRAZO FINAL PARA AS APRESENTAÇÕES
Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente através da página web,  até o dia 12 de outubro de 2013.

6. JÚRIUm jurado qualificado elegerá as melhores obras. Os prêmios serão entregues nas seis semanas que se seguirão ao concurso. O júri poderá declarar como ‘nulo’ certo número de prêmios, sem que seja possível contestar a esta decisão. 
As obras serão valoradas baseando-se concretamente em três critérios: 
Qualidade artística da obra: 40%
Concordância da obra com a temática da máxima e do concurso: 30%
Qualidade do enfoque educativo da obra: 30%

7. PRÊMIOS
O certame “IlustraMáxima” conta com 4.000 euros em prêmios, repartidos em 5 categorias, da seguinte maneira:
1º prêmio: 1.500 euros. 2º: prêmio: 1.000 euros. 3º prêmio: 700 euros. 4º prêmio: 500 euros. 5º prêmio: 300 euros.

8. CESSÃO DE DIREITOSO ilustrador cede à editora, com carácter exclusivo, os direitos de reprodução e distribuição das ilustrações, para sua exploração comercial (digital e em papel) em todas as línguas e no âmbito de todos os países do mundo, pela duração de quinze anos. Todos os autores elegidos, inclusive os ganhadores, receberão um código de aceso gratuito ao livro coletivo em um dos idiomas de publicação.
O organizador do certame realizará a partir dos cinco primeiros prêmios, em um período ainda não determinado, uma edição limitada e em papel, de cinco exemplares numerados e firmados pelo presidente do júri, como testemunho dos prêmios outorgados. Esta edição limitada permanecerá em poder do organizador, que disporá dos mesmos para a sua venta.
As obras originais ficarão em poder dos autores.

Com relação ao conjunto dos trabalhos, que corresponde às obras apresentadas e posteriormente selecionadas pelo júri, a editora realizará a difusão pública do mesmo. Para uma correta exposição das obras, a editora realizará um libro que será vendido (com um custo aproximado entre 2 e 3 euros) e/ou uma agenda em papel do ano seguinte, que não suporá direitos pecuniários para os autores das ilustrações. Cada autor publicado no e-libro-catálogo receberá um código de acesso ao mesmo, para poder lê-lo e dispor gratuita e pessoalmente dele. A cessão deste direito se extinguirá aos quinze anos da publicação.
Estes elementos constituem a fonte de financiamento do concurso e contribuem ao pagamento da premiação, em euros, das cinco obras vitoriosas, servem, ainda, para a difusão do trabalho dos artistas selecionados.

A editorial se reserva o direito de expor ou dar a possibilidade de exposição das obras, sempre dentro do carácter do concurso “IlustraMaxima” e sem compensação econômica.

9. DETERMINAÇÃO FINAL: 
A participação no Concurso implica a prévia aceitação destas bases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário