quinta-feira, 5 de junho de 2014

Portal Nuvem convida artistas visuais a se cadastrarem


ReproduçãoReprodução

Fazer um panorama do cenário contemporâneo das artes visuais no Brasil é a meta do novo projeto da Nuvem Produções. Na próxima quinta-feira (5 de junho), a empresa estreia uma plataforma online, o Portal Nuvem. O lançamento acontece às 19h, na sede da produtora, localizada na Galeria Joana D’Arc, no Pina. O evento traz participações de Galo de Souza como MC e os DJs Damata e Sarah Falcão.

Uma das iniciativas do espaço é criar um cadastro público de artistas brasileiros em atividade. Além disso, notícias e artigos, agenda de eventos, loja virtual e um aplicativo de mapeamento de arte urbana farão parte das atrações do site. A Nuvem já realizou parceiras com artistas como Shiko, Galo de Souza, Acidum e Simone Mendes, mas agora qualquer um – dentro ou não da rede de conhecimento dos criadores – poderá se cadastrar e disponibilizar seu trabalho.

Para a publicação de conteúdos como artigos e notícias, o portal adianta os nomes de alguns colunistas que farão parte do quadro: a jornalista Sarah Falcão, o artista Herbert Loureiro (AL), o designer João Faissal (PB), Marildo Montenegro e Claudiana Cordeiro (CE) a estudante de animação Stephanie Medeiros (EUA) e a escritora Adriana Vaz (Suíça).

Anterior ao portal, a antiga loja virtual da Nuvem já difundia e vendia obras de, sobretudo, artistas locais. Agora, o campo aumenta para uma visão nacional, uma vez que os realizadores convidarão alguns artistas cadastrados para participarem do castingda loja. O Nuvem Street App, outra novidade, será um mapa que localizará as intervenções urbanas – nas ruas ou em exposição – em qualquer lugar do mundo. O aplicativo, disponível em inglês e espanhol, poderá receber colaborações de qualquer pessoa.

Em sua sede, a Nuvem vai receber exposições mensais com curadoria voltada para jovens artistas. O destaque é a nova geração também vai acontecer em uma série especial de vídeos que será realizado em parceria com outras pessoas e coletivos. A primeira edição recebe David Nascimento, que vai inaugurar sua exposição "Corpo, Caos, Cidade" no lançamento do portal. A coleção individual fala da relação do corpo com a cidade fazendo uso de stickerse lambe-lambe.

Confira aqui uma matéria sobre a Nuvem Produções, feita pela Continente ano passado.

Serviço:
Lançamento Portal Nuvem – www.portalnuvem.art.br | Exposição do "Corpo, Caos, Cidade" do Artista David Nascimento (PE), com MC Galo de Souza e DJ Damata
Quando: Quinta (5/6), às 19h
Onde: Nuvem Produções | Galeria Joana Darc – Av. Herculano Bandeira, 511, Pina

Fonte: http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/54-artes-visuais/8920

Nenhum comentário:

Postar um comentário