sexta-feira, 31 de maio de 2013

Comunicurtas - Festival Audiovisual de Campina Grande - PB VII Edição

Regulamento

Organização e Realização:


1. O COMUNICURTAS é um Festival Audiovisual realizado na cidade de Campina Grande, Paraíba, e em sua oitava edição, acontecerá entre os dias 26 a 31 de agosto.

O Festival:

2. O Comunicurtas consiste na difusão e exibição de curtas-metragens, locais, regionais nacionais e internacionais. A proposta é abrir um espaço para divulgação e democratização do cinema na Paraíba, visando socializar e aumentar a produção local. O Festival também visa o reconhecimento dos profissionais da publicidade, do telejornalismo e envolvidos no audiovisual de forma geral no/do estado.

3. O Festival é composto por palestras, mesas-redondas, oficinas e mostras competitivas de curta-metragem, vídeos publicitários e reportagens, além de mostras de filmes convidados de curta e longa-metragem.

4. Todas as atividades promovidas pelo Festival Comunicurtas são GRATUITAS.


Mostras:

5. O COMUNICURTAS – FESTIVAL AUDIOVISUAL DE CAMPINA GRANDE constituira-se-á de Mostra de Filmes e Vídeos Convidados, Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema de Curta - Metragem, Mostra Competitiva Estalo, Mostra Competitiva A idéia é.... Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo e Mostra Competitiva Brasil de Curta – Metragem.

Da Mostra de Vídeos e Filmes Convidados:

6. Comporão a Mostra de Vídeos e Filmes Convidados, filmes e vídeos de curta, média e longa duração, convidados pela organização do Festival.


Da Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema de Curta - Metragem:

6. Para a Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema serão aceitos trabalhos com até
20 minutos de duração (incluindo os créditos), realizados em qualquer formato, exigindo-se, para seleção 3 (três) cópias em DVD do trabalho.

6.1 Na Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema serão aceitos vídeos produzidos por realizadores naturalizados paraibanos, filmes rodados na Paraíba ou filmes de realizadores que residam há pelo ao menos 1 (um) ano no Estado.

6.2 Junto a ficha de inscrição deve ser anexado documento comprovando que o realizador é natural do Estado da Paraíba ou que reside no estado pelo menos há 1 (um) ano.

Da Mostra Competitiva Brasil de Curta - Metragem:

7. Para a Mostra Competitiva Brasil serão aceitos trabalhos com até 20 minutos de duração (incluindo os créditos), realizados em qualquer formato, exigindo-se, para seleção 3 (três) cópias em DVD do trabalho.


7.1 Na Mostra Competitiva Brasil serão aceitos trabalhos produzidos em qualquer um dos Estados da Federação.

Da Mostra Competitiva Estalo:

8. Para Mostra Competitiva Estalo, serão aceitos vídeos com até 1 minuto de duração em qualquer gênero (Ficção, documentário, experimental, animação, clip, etc), com matriz de captação em câmeras digitais, telefones celulares, webcam, dentre outros, finalizados em DVD e com temática livre. Deverão ser enviadas para seleção 3 (três) cópias em DVD do trabalho.

8.1 Na Mostra Competitiva Estalo serão aceitos trabalhos produzidos por realizadores naturalizados paraibanos ou residentes no Estado há, pelo ao menos, um ano.

8.2 Deverá acompanhar a ficha de inscrição um comprovante de naturalidade do titular do trabalho ou um comprovante de residência, no nome do responsável, que comprove moradia no Estado há pelo ao menos um ano.

8.3 A premiação da Mostra Competitiva Estalo se dará na seguinte categoria:

Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Vídeo de 1 minuto – Júri Oficial.
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Vídeo de 1 minuto – Júri Popular.
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Roteiro
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Direção

  
Da Mostra Competitiva A Idéia é...                                                 

9. Para a Mostra Competitiva A Idéia é... serão aceitas peças publicitárias em vídeo, com duração de até 1’30’.

9.1 A Mostra Competitiva A Idéia é... está aberta a todos os profissionais, estudantes e agências de publicidade do Estado da Paraíba.

9.1.1 Caso a peça publicitária tenha sido realizada como parte do trabalho em uma Agência, a mesma deverá autorizar a inscrição desse trabalho na Mostra Competitiva.

9.2 Serão aceitos somente trabalhos desenvolvidos por profissionais naturalizados paraibanos ou residentes no estado há pelo ao menos um ano (mediante comprovante de residência), e agências com endereço fixo em território paraibano.

9.3 Só serão aceitas peças publicitárias desenvolvidas a partir de junho de 2012.

9.4 Poderão ser inscritas peças publicitárias desenvolvidas por Agências, Estudantes de Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Arte Mídia e Profissionais Autônomos.

9.5 Exige-se para cada peça publicitária, um DVD exclusivo. DVD’s com mais de uma peça publicitária, serão desclassificados.

9.5.1 Deverão ser enviadas para seleção 3 (três) cópias em DVD de cada trabalho.

9.6 É obrigatório, no inicio de cada peça publicitária, a colocação da cartela de créditos ou claquete.

9.7 A Premiação da Mostra Competitiva a Idéia é... se dará nas seguintes categorias:

Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Roteiro ou Criação
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Fotografia Publicitária
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Direção de Arte
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Peça Publicitária segundo o Júri Estudantil (Formado por dez estudantes de publicidade)
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Peça Publicitária – Júri Oficial (que também entregará troféu para o cliente da peça)
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Peça Publicitária – Júri Popular (que também entregará troféu para o cliente da peça)


Da Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo:

10. Para Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo serão aceitas telereportagens com até 10 minutos de duração, abordando qualquer conteúdo, produzidas por profissionais e estudantes da área de Comunicação Social para Tv, Internet, Eventos, Trabalho Acadêmico, Sites, Blog’s, etc.

10.1 Serão aceitos somente trabalhos desenvolvidos por profissionais naturalizados paraibanos ou residentes no estado há pelo ao menos um ano (mediante comprovante de residência). As inscrições podem ser realizadas pelos próprios profissionais ou pela empresa a qual representam.

10.1.1 Caso a reportagem tenha sido realizada como parte do trabalho em uma empresa, a mesma deverá autorizar a inscrição desse trabalho na Mostra Competitiva.

10.2 Serão aceitos trabalhos desenvolvidos por estudantes de Comunicação Social, mediante comprovante de matrícula da instituição que estudam.

10.3 A Premiação da Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo se dará nas seguintes categorias:

Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Texto
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Edição de Imagens
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Edição de Texto
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Repórter Cinematográfico ou Melhor Cinegrafista
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Telereportagem segundo o Júri Estudantil (Formado por dez estudantes de Comunicação da UEPB).
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Telereportagem – Júri Oficial.
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Telereportagem – Júri Popular.

10.4 Será entregue o Prêmio Luiz Custódio de Folkcom para a melhor reportagem com temática na linha da Folkcomunicação, eleita pelo homenageado Luiz Custódio da Silva.


Inscrições:

11. Cada diretor poderá inscrever quantos trabalhos quiser para a Seleção das Mostras Competitivas, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial (Com exceção da Mostra A Idéia é...).

11.1 Deverá ser enviada a Organização do Festival 3 (três) cópias em DVD do trabalho, ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, duas fotos digitalizadas do vídeo e uma foto do diretor.

11.2 Caso um mesmo realizador deseje inscrever mais de um trabalho, deverá enviar cópias distintas em DVD e ficha de inscrição para cada trabalho inscrito.

11.3 A ficha de inscrição está disponível através do site: www.comunicurtas.com.br

11.4 – Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 17 de junho 2013 (data de postagem) para:

Museu Assis Chateubriand
Parque do Açude Novo – S/N
CEP: 58400-565
Campina Grande – PB
Aos cuidados de André da Costa Pinto
Fone: 33106805

11.5 A inscrição é gratuita, mas as despesas de envio são de responsabilidade do realizador.

11.6  Um mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma Mostra Competitiva.

11.7 Podem ser inscritos trabalhos produzidos em qualquer época.

11.8 Serão aceitos trabalhos inscritos em edições anteriores do Comunicurtas, desde que os mesmos não tenham sido selecionados para nenhuma das mostras competitivas.··.


Júri

Da Comissão de Seleção:

12. A Comissão Organizadora indicará os membros que comporão o Júri de Seleção (Comissão de Seleção) e o Júri Oficial (Comissão Julgadora) das Mostras Competitivas Tropeiros da Borborema, Brasil, Estalo, A Idéia é..., Mostra Tropeiros de Telejornalismo, os quais serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual, envolvidas principalmente com vídeo, cinema, publicidade e propaganda e jornalismo.



Premiação:

13. Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial, tanto na Mostra Tropeiros da Borborema quanto na Mostra Brasil, receberão o TROFÉU MACHADO BITENCOURT. A premiação acontecerá no dia 31 de agosto de 2013 e se dará nas seguintes categorias:

Prêmio Especial do Júri (ao filme que mais se destacou entre documentários, animação e ficção).
Prêmio de Melhor Documentário
Prêmio de Melhor Ficção
Prêmio de Melhor Animação
Prêmio de Melhor Roteiro
Prêmio de Melhor Direção
Prêmio de Melhor Fotografia
Prêmio de Melhor Montagem
Prêmio de Melhor Direção de Arte
Prêmio de Melhor Maquiagem
Prêmio de Melhor Figurino
Prêmio de Melhor Ator
Prêmio de Melhor Atriz
Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original ou Adaptada
Prêmio de Melhor Som
Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme.

13.1 O Júri pode conceder Menções Honrosas, se achar necessário.


13.2 Será entregue o Prêmio Rômulo Azevedo e Romero Azevedo de cinema, aos melhores filmes de cada categoria (Brasil e Tropeiros de Curta), eleitos pelos homenageados Rômulo Azevedo e Rômero Azevedo. Também será entregue o Prêmio João Carlos Beltrão de Melhor Plano Cinematográfico, eleito pelo Diretor de Fotografia João Carlos Beltrão.

13.3 Ainda serão distribuídos os prêmios do Moinho de Cinema da Paraíba, Prêmio Nerys e Cabeçote da ABD – PB (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas).

13.4 Também será entregue o Prêmio Beth Formaggini de Melhor Pesquisa.

13.5 As decisões do Júri Oficial serão irrevogáveis. No caso de ausência eventual de membros do Júri Oficial, a Comissão Organizadora indicará os respectivos substitutos.

13.6 Outros prêmios poderão ser distribuídos caso a organização do Festival entre em parceria com alguma instituição interresada.


Disposições Gerais:

14. A concordância com esse regulamento dará direito a Comissão Organizadora a utilizar os trabalhos inscritos em Mostras Itinerantes, apresentadas em outras cidades e locais.

15. Os trabalhos inscritos para as Mostras Competitivas só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.

16. Ao inscrever um trabalho em alguma das Mostras Competitivas do Comunicurtas, o responsável pelo trabalho está de acordo com a não devolução das cópias enviadas para a seleção do evento. Como também concorda que esta cópia fará parte do acervo Comunicurtas, podendo esses vídeos serem disponibilizados para pesquisa, mostras itinerantes, cineclubes, bem como para atividades desenvolvidas pelo projeto Comunicurtas, a qualquer tempo e em qualquer local, sem nenhum ônus financeiro ou  relativos a direitos autorais.

17. O realizador de cada trabalho selecionado autoriza a exibição pública na televisão e/ou na Internet da obra selecionada, como parte da divulgação da MOSTRA COMUNICURTAS em qualquer tempo, sem que isso represente qualquer tipo de ônus para o Festival.

18. Todas as obras selecionadas e exibidas receberão um Certificado de Participação na Mostra Comunicurtas.

19. Todas as obras selecionados devem apresentar CPB e classificação indicativa de acordo com o Ministério.

20. Cada realizador, no ato da inscrição, declara que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados ou incluídos no curta inscrito não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

21. Caso o trabalho seja selecionado, o responsável deverá enviar para organização do festival uma cópia do filme em arquivo de extensão MOV em pen drive ou HD externo e duas cópias em DVD gravadas na velocidade 2x, alé, da cópia em fita Mini - DV. Isso aplica-se a todos os trabalhos selecionados, mesmo aqueles captados e finalizados em outros formatos. As cópias em Mini DV, HD ou Pen Drive serão devolvidas ao representante, ficando os DVDs para acervo do Comunicurtas.

22. O não-cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento acarretará a desclassificação do participante.

23. Os casos omissos nesse edital serão solucionados pela Coordenação Geral do Festival.

24. O ato de inscrição na Mostra Competitiva Comunicurtas, implica a aceitação de todos os itens deste regulamento.



                                                                                          Campina Grande, abril de 2013.

Fonte: http://comunicurtas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário