sexta-feira, 31 de maio de 2013

Comunicurtas - Festival Audiovisual de Campina Grande - PB VII Edição

Regulamento

Organização e Realização:


1. O COMUNICURTAS é um Festival Audiovisual realizado na cidade de Campina Grande, Paraíba, e em sua oitava edição, acontecerá entre os dias 26 a 31 de agosto.

O Festival:

2. O Comunicurtas consiste na difusão e exibição de curtas-metragens, locais, regionais nacionais e internacionais. A proposta é abrir um espaço para divulgação e democratização do cinema na Paraíba, visando socializar e aumentar a produção local. O Festival também visa o reconhecimento dos profissionais da publicidade, do telejornalismo e envolvidos no audiovisual de forma geral no/do estado.

3. O Festival é composto por palestras, mesas-redondas, oficinas e mostras competitivas de curta-metragem, vídeos publicitários e reportagens, além de mostras de filmes convidados de curta e longa-metragem.

4. Todas as atividades promovidas pelo Festival Comunicurtas são GRATUITAS.


Mostras:

5. O COMUNICURTAS – FESTIVAL AUDIOVISUAL DE CAMPINA GRANDE constituira-se-á de Mostra de Filmes e Vídeos Convidados, Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema de Curta - Metragem, Mostra Competitiva Estalo, Mostra Competitiva A idéia é.... Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo e Mostra Competitiva Brasil de Curta – Metragem.

Da Mostra de Vídeos e Filmes Convidados:

6. Comporão a Mostra de Vídeos e Filmes Convidados, filmes e vídeos de curta, média e longa duração, convidados pela organização do Festival.


Da Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema de Curta - Metragem:

6. Para a Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema serão aceitos trabalhos com até
20 minutos de duração (incluindo os créditos), realizados em qualquer formato, exigindo-se, para seleção 3 (três) cópias em DVD do trabalho.

6.1 Na Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema serão aceitos vídeos produzidos por realizadores naturalizados paraibanos, filmes rodados na Paraíba ou filmes de realizadores que residam há pelo ao menos 1 (um) ano no Estado.

6.2 Junto a ficha de inscrição deve ser anexado documento comprovando que o realizador é natural do Estado da Paraíba ou que reside no estado pelo menos há 1 (um) ano.

Da Mostra Competitiva Brasil de Curta - Metragem:

7. Para a Mostra Competitiva Brasil serão aceitos trabalhos com até 20 minutos de duração (incluindo os créditos), realizados em qualquer formato, exigindo-se, para seleção 3 (três) cópias em DVD do trabalho.


7.1 Na Mostra Competitiva Brasil serão aceitos trabalhos produzidos em qualquer um dos Estados da Federação.

Da Mostra Competitiva Estalo:

8. Para Mostra Competitiva Estalo, serão aceitos vídeos com até 1 minuto de duração em qualquer gênero (Ficção, documentário, experimental, animação, clip, etc), com matriz de captação em câmeras digitais, telefones celulares, webcam, dentre outros, finalizados em DVD e com temática livre. Deverão ser enviadas para seleção 3 (três) cópias em DVD do trabalho.

8.1 Na Mostra Competitiva Estalo serão aceitos trabalhos produzidos por realizadores naturalizados paraibanos ou residentes no Estado há, pelo ao menos, um ano.

8.2 Deverá acompanhar a ficha de inscrição um comprovante de naturalidade do titular do trabalho ou um comprovante de residência, no nome do responsável, que comprove moradia no Estado há pelo ao menos um ano.

8.3 A premiação da Mostra Competitiva Estalo se dará na seguinte categoria:

Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Vídeo de 1 minuto – Júri Oficial.
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Vídeo de 1 minuto – Júri Popular.
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Roteiro
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Direção

  
Da Mostra Competitiva A Idéia é...                                                 

9. Para a Mostra Competitiva A Idéia é... serão aceitas peças publicitárias em vídeo, com duração de até 1’30’.

9.1 A Mostra Competitiva A Idéia é... está aberta a todos os profissionais, estudantes e agências de publicidade do Estado da Paraíba.

9.1.1 Caso a peça publicitária tenha sido realizada como parte do trabalho em uma Agência, a mesma deverá autorizar a inscrição desse trabalho na Mostra Competitiva.

9.2 Serão aceitos somente trabalhos desenvolvidos por profissionais naturalizados paraibanos ou residentes no estado há pelo ao menos um ano (mediante comprovante de residência), e agências com endereço fixo em território paraibano.

9.3 Só serão aceitas peças publicitárias desenvolvidas a partir de junho de 2012.

9.4 Poderão ser inscritas peças publicitárias desenvolvidas por Agências, Estudantes de Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Arte Mídia e Profissionais Autônomos.

9.5 Exige-se para cada peça publicitária, um DVD exclusivo. DVD’s com mais de uma peça publicitária, serão desclassificados.

9.5.1 Deverão ser enviadas para seleção 3 (três) cópias em DVD de cada trabalho.

9.6 É obrigatório, no inicio de cada peça publicitária, a colocação da cartela de créditos ou claquete.

9.7 A Premiação da Mostra Competitiva a Idéia é... se dará nas seguintes categorias:

Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Roteiro ou Criação
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Fotografia Publicitária
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Direção de Arte
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Peça Publicitária segundo o Júri Estudantil (Formado por dez estudantes de publicidade)
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Peça Publicitária – Júri Oficial (que também entregará troféu para o cliente da peça)
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Peça Publicitária – Júri Popular (que também entregará troféu para o cliente da peça)


Da Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo:

10. Para Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo serão aceitas telereportagens com até 10 minutos de duração, abordando qualquer conteúdo, produzidas por profissionais e estudantes da área de Comunicação Social para Tv, Internet, Eventos, Trabalho Acadêmico, Sites, Blog’s, etc.

10.1 Serão aceitos somente trabalhos desenvolvidos por profissionais naturalizados paraibanos ou residentes no estado há pelo ao menos um ano (mediante comprovante de residência). As inscrições podem ser realizadas pelos próprios profissionais ou pela empresa a qual representam.

10.1.1 Caso a reportagem tenha sido realizada como parte do trabalho em uma empresa, a mesma deverá autorizar a inscrição desse trabalho na Mostra Competitiva.

10.2 Serão aceitos trabalhos desenvolvidos por estudantes de Comunicação Social, mediante comprovante de matrícula da instituição que estudam.

10.3 A Premiação da Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo se dará nas seguintes categorias:

Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Texto
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Edição de Imagens
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Edição de Texto
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Repórter Cinematográfico ou Melhor Cinegrafista
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Telereportagem segundo o Júri Estudantil (Formado por dez estudantes de Comunicação da UEPB).
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Telereportagem – Júri Oficial.
Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Telereportagem – Júri Popular.

10.4 Será entregue o Prêmio Luiz Custódio de Folkcom para a melhor reportagem com temática na linha da Folkcomunicação, eleita pelo homenageado Luiz Custódio da Silva.


Inscrições:

11. Cada diretor poderá inscrever quantos trabalhos quiser para a Seleção das Mostras Competitivas, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial (Com exceção da Mostra A Idéia é...).

11.1 Deverá ser enviada a Organização do Festival 3 (três) cópias em DVD do trabalho, ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, duas fotos digitalizadas do vídeo e uma foto do diretor.

11.2 Caso um mesmo realizador deseje inscrever mais de um trabalho, deverá enviar cópias distintas em DVD e ficha de inscrição para cada trabalho inscrito.

11.3 A ficha de inscrição está disponível através do site: www.comunicurtas.com.br

11.4 – Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 17 de junho 2013 (data de postagem) para:

Museu Assis Chateubriand
Parque do Açude Novo – S/N
CEP: 58400-565
Campina Grande – PB
Aos cuidados de André da Costa Pinto
Fone: 33106805

11.5 A inscrição é gratuita, mas as despesas de envio são de responsabilidade do realizador.

11.6  Um mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma Mostra Competitiva.

11.7 Podem ser inscritos trabalhos produzidos em qualquer época.

11.8 Serão aceitos trabalhos inscritos em edições anteriores do Comunicurtas, desde que os mesmos não tenham sido selecionados para nenhuma das mostras competitivas.··.


Júri

Da Comissão de Seleção:

12. A Comissão Organizadora indicará os membros que comporão o Júri de Seleção (Comissão de Seleção) e o Júri Oficial (Comissão Julgadora) das Mostras Competitivas Tropeiros da Borborema, Brasil, Estalo, A Idéia é..., Mostra Tropeiros de Telejornalismo, os quais serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual, envolvidas principalmente com vídeo, cinema, publicidade e propaganda e jornalismo.



Premiação:

13. Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial, tanto na Mostra Tropeiros da Borborema quanto na Mostra Brasil, receberão o TROFÉU MACHADO BITENCOURT. A premiação acontecerá no dia 31 de agosto de 2013 e se dará nas seguintes categorias:

Prêmio Especial do Júri (ao filme que mais se destacou entre documentários, animação e ficção).
Prêmio de Melhor Documentário
Prêmio de Melhor Ficção
Prêmio de Melhor Animação
Prêmio de Melhor Roteiro
Prêmio de Melhor Direção
Prêmio de Melhor Fotografia
Prêmio de Melhor Montagem
Prêmio de Melhor Direção de Arte
Prêmio de Melhor Maquiagem
Prêmio de Melhor Figurino
Prêmio de Melhor Ator
Prêmio de Melhor Atriz
Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original ou Adaptada
Prêmio de Melhor Som
Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme.

13.1 O Júri pode conceder Menções Honrosas, se achar necessário.


13.2 Será entregue o Prêmio Rômulo Azevedo e Romero Azevedo de cinema, aos melhores filmes de cada categoria (Brasil e Tropeiros de Curta), eleitos pelos homenageados Rômulo Azevedo e Rômero Azevedo. Também será entregue o Prêmio João Carlos Beltrão de Melhor Plano Cinematográfico, eleito pelo Diretor de Fotografia João Carlos Beltrão.

13.3 Ainda serão distribuídos os prêmios do Moinho de Cinema da Paraíba, Prêmio Nerys e Cabeçote da ABD – PB (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas).

13.4 Também será entregue o Prêmio Beth Formaggini de Melhor Pesquisa.

13.5 As decisões do Júri Oficial serão irrevogáveis. No caso de ausência eventual de membros do Júri Oficial, a Comissão Organizadora indicará os respectivos substitutos.

13.6 Outros prêmios poderão ser distribuídos caso a organização do Festival entre em parceria com alguma instituição interresada.


Disposições Gerais:

14. A concordância com esse regulamento dará direito a Comissão Organizadora a utilizar os trabalhos inscritos em Mostras Itinerantes, apresentadas em outras cidades e locais.

15. Os trabalhos inscritos para as Mostras Competitivas só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.

16. Ao inscrever um trabalho em alguma das Mostras Competitivas do Comunicurtas, o responsável pelo trabalho está de acordo com a não devolução das cópias enviadas para a seleção do evento. Como também concorda que esta cópia fará parte do acervo Comunicurtas, podendo esses vídeos serem disponibilizados para pesquisa, mostras itinerantes, cineclubes, bem como para atividades desenvolvidas pelo projeto Comunicurtas, a qualquer tempo e em qualquer local, sem nenhum ônus financeiro ou  relativos a direitos autorais.

17. O realizador de cada trabalho selecionado autoriza a exibição pública na televisão e/ou na Internet da obra selecionada, como parte da divulgação da MOSTRA COMUNICURTAS em qualquer tempo, sem que isso represente qualquer tipo de ônus para o Festival.

18. Todas as obras selecionadas e exibidas receberão um Certificado de Participação na Mostra Comunicurtas.

19. Todas as obras selecionados devem apresentar CPB e classificação indicativa de acordo com o Ministério.

20. Cada realizador, no ato da inscrição, declara que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados ou incluídos no curta inscrito não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

21. Caso o trabalho seja selecionado, o responsável deverá enviar para organização do festival uma cópia do filme em arquivo de extensão MOV em pen drive ou HD externo e duas cópias em DVD gravadas na velocidade 2x, alé, da cópia em fita Mini - DV. Isso aplica-se a todos os trabalhos selecionados, mesmo aqueles captados e finalizados em outros formatos. As cópias em Mini DV, HD ou Pen Drive serão devolvidas ao representante, ficando os DVDs para acervo do Comunicurtas.

22. O não-cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento acarretará a desclassificação do participante.

23. Os casos omissos nesse edital serão solucionados pela Coordenação Geral do Festival.

24. O ato de inscrição na Mostra Competitiva Comunicurtas, implica a aceitação de todos os itens deste regulamento.



                                                                                          Campina Grande, abril de 2013.

Fonte: http://comunicurtas.com.br/

domingo, 19 de maio de 2013

FINEP abre apoio a projetos culturais e esportivos

A FINEP acaba de criar duas novas vertentes de patrocínio, uma voltada para a área de artes e cultura e outra para a área esportiva. A primeira conta com R$ 700 mil e a segunda, R$ 200 mil. Serão apoiados projetos culturais de artes cênicas, de música erudita ou instrumental, e livros de valor artístico, literário ou humanístico, habilitados para captação conforme a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet - 8313/91). Também podem concorrer projetos esportivos olímpicos e paraolímpicos habilitados para captação conforme a Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/06).
Podem se candidatar apenas projetos previstos para realização no segundo semestre de 2013. Estes têm até o dia 30 de junho para envio da documentação, que pode ser baixada na página de Patrocínios do site da FINEP.

Vale lembrar que há também R$ 750 mil destinados ao apoio de eventos e publicações na área de CT&I. Podem concorrer projetos de exposições e publicações, em suporte tradicional (papel) ou digital, sobre temas relevantes para o Sistema de CT&I, tais como históricos, acadêmicos, empresariais, científicos e tecnológicos. Também são candidatos em potencial eventos que estimulem o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico, assim como a troca de experiências e a interação entre empresas, instituições de ciência e tecnologia e outros agentes do Sistema de CT&I. Os eventos devem ter, preferencialmente, impacto nacional ou internacional, e potencial de geração de negócios para a FINEP, de acordo com seus instrumentos, linhas e programas.

Nessa segunda linha, responsáveis por projetos previstos para realização no segundo semestre têm até 15 de maio para envio da documentação. O apoio a eventos e publicações no primeiro semestre de 2013 já está encerrado.

Os interessados em obter patrocínio da FINEP devem consultar a lista com a documentação necessária, preencher o formulárioconforme o modelo fornecido e enviá-lo para o e-mail patrocinio@finep.gov.br (eventos, exposições e publicações do Sistema de CT&I) ou culturaesporte@finep.gov.br (projetos culturais e esportivos).

sábado, 18 de maio de 2013

FNAC y Ediciones Sins Entido Convocan el VII Premio Internacional FNAC-SINS Entido de Novela Gráfica

Con el objetivo de promover e incentivar la producción literaria en el ámbito del cómic, Fnac y Ediciones Sins entido convocan la VII edición del Premio Internacional de Novela Gráfica, continuando con su apuesta por la promoción de la producción literaria en el ámbito del cómic.
En su primera edición (2007), el premio recayó en el autor Jorge González, por ‘Fueye’, editada a finales de 2008. En la segunda convocatoria (2008), los ganadores fueron Guillaume Trouillard y Samuel Stento, por ‘La estación de las flechas’. Esteban Hernández fue el ganador de la tercera edición (2009) por ‘¡Pintor!’, Mireia Pérez fue la ganadora de la cuarta edición (2010) por ‘La muchacha salvaje’. Juan Berrio resultó el ganador por ‘Miércoles’ en la quinta edición (2011) y Sento Llobel fue premiado en la última edición (2012) por ‘Un médico novato’, obra que será editada a finales de este año.
El plazo de presentación de trabajos de esta edición ya está abierto y finalizará el 29 de noviembre de 2013. Las bases que regirán el premio son las siguientes:
BASES de la CONVOCATORIA
1. Podrán optar al Premio todos los autores que lo deseen, de cualquier nacionalidad o procedencia, mayores de 18 años, siempre que las obras que presenten se ajusten al concepto comúnmente aceptado de novela gráfica y cumplan los siguientes requisitos:
• Estén escritas exclusivamente en castellano.
• Sean originales y rigurosamente inéditas (no publicadas en formato libro, libro electrónico, Internet, ni seriado en revistas).
• No correspondan a autores fallecidos con anterioridad al anuncio de esta convocatoria. 
• No hayan sido premiadas anteriormente en ningún otro concurso, o estén pendientes de fallo en cualquier otro certamen en la fecha en que finalice el plazo de presentación.
Las obras presentadas que no reúnan los requisitos anteriores no serán admitidas a concurso.
2. Obra.
La modalidad a presentar a concurso es el cómic, en su formato novela gráfica. Cada autor debe enviar una propuesta de libro con un mínimo de dieciséis (16) páginas acabadas por una sola cara; cuya extensión final, para quien resulte ganador, será de un mínimo de noventa y seis (96) páginas. Podrá ser presentado en blanco y negro o color, adjuntando un dossier que contenga las dieciséis (16) páginas acabadas, con su correspondiente título, en copias impresas en formato DIN-A4, más una sinopsis detallada (de dos (2) páginas a una sola cara como mínimo) con el contenido de la historia completa.
Dichas copias (no se admitirá obra original), irán acompañadas de los datos del autor o autores: nombre, apellidos, dirección, teléfono, correo electrónico y fotocopia del DNI., pasaporte o cualquier otro documento de identificación legalmente aceptado.
Una vez adjudicado el Premio, las obras no premiadas no se devolverán. Al no ser originales, se destruirán una vez terminado el proceso.
3. Envíos.
Los trabajos se enviarán o entregarán, indicando en el sobre “VI Premio Internacional de Novela Gráfica Fnac-Sins Entido”, en la siguiente dirección postal: Ediciones Sins Entido / calle Barquillo 11, 2º oficina 2, 28004 Madrid / premio@sinsentido.es
No se aceptarán proyectos enviados por correo electrónico ni en suportes diferentes al papel impreso (quedan excluidos, por tanto, envíos en CD, DVD, pen drives, o similares).
4. Plazos
El plazo de admisión de propuestas quedará cerrado el viernes 29 de noviembre de 2013.
El jurado se reunirá a finales de 2013 y el fallo se comunicará en enero de 2014. El autor que resulte ganador se comprometerá a entregar el proyecto terminado en la última semana de junio de 2014. La obra ganadora se publicará a finales de 2014.
5. Composición del Jurado
El jurado estará integrado por profesionales de la cultura y será nombrado a tal efecto por las entidades promotoras, las cuales se reservan la posibilidad de que un comité lector seleccione entre los originales presentados cuantos finalistas estime oportunos.
6. Premio y fallo del Jurado
Fnac entregará un premio único e indivisible de 10.000 (diez mil) euros (que se abonará en dos pagos: el 50% del importe tras la comunicación del fallo; y el 50% restante en el momento de su publicación). La obra ganadora será publicada por Ediciones Sins Entido, que será responsable de la producción y edición, y el ganador firmará contrato con esta editorial por una duración de 10 años prorrogables y con un porcentaje de derechos del 8%. La concesión del premio supone que Ediciones Sins entido gestionará en exclusiva todos los derechos de explotación de la obra, en todos los países y para todas las lenguas, así como todos los derechos de edición en todos los soportes.
Al mismo tiempo, Fnac se reserva el derecho de organizar con los originales de la obra ganadora una exposición que podría exhibir en sus galerías, tanto en España como en otros países.
El importe del premio estará sujeto a la legislación que en materia de retenciones señale la normativa fiscal.
El fallo del jurado será inapelable, el premio no podrá ser declarado desierto ni distribuirse entre dos o más obras y se otorgará a aquella obra de entre las presentadas que por unanimidad o en su defecto, por mayoría de votos del jurado, se considere merecedora de ser galardonada.
7. Distribución y Presentación pública
La obra premiada será distribuida por Sins Entido, y Fnac garantizará la especial implantación y comunicación de la misma en todos sus espacios comerciales.
La presentación pública del premio se realizará en uno de los Forum de Fnac, el que la organización estime más oportuno.

El hecho de tomar parte en el concurso implica la plena aceptación de estas bases.
Para más información:
premio@sinsentido.es
Tel.: 91 522 3241

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Em Briga de Marido e Mulher Se Mete a Colher

A violência doméstica não escolhe lugar, classe social, idade. Ela é parte da vida de mulheres com ou sem estudo, com mais ou menos dinheiro, que trabalham fora ou só dentro de casa. Geralmente é invisível. E, quando todo mundo começa a perceber, a maioria das pessoas prefere fingir que nada está acontecendo e simplesmente não se meter.
Por que ficamos todos em silêncio se são seres humanos em sofrimento? Bater, humilhar, xingar, obrigar a mulher a fazer sexo sem que ela deseje isso -- tudo isso é violência. Curioso é que, sem se dar conta, a própria sociedade vem construindo há séculos essa cultura da violência contra a mulher, com atitudes, gestos, discursos e principalmente educação. A mulher, que é parte dessa cultura, prefere não buscar ajuda – e a verdade é que muita gente não quer mesmo ajudar.
E você, acha que em briga de marido e mulher não se mete a colher?
O Instituto Avon, celebrando 10 anos de ações voltadas para a mulher brasileira, desafia você a meter a colher!
Faça um vídeo de até 1 minuto sobre o tema
EM BRIGA DE MARIDO E MULHER SE METE A COLHER
As inscrições vão até dia 10 de agosto.
PREMIAÇÃO MELHOR VÍDEO
1o colocado: R$ 5.000,00
2o colocado: R$ 3.000,00
Voto popular: R$ 2.000,00
*Atenção: funcionários da Avon e do Instituto Avon podem enviar vídeos para exposição no hotsite, mas não podem concorrer à premiação, de acordo com o regulamento.
10 anos do Instituto Avon
Esse concurso é parte da celebração do aniversário do Instituto Avon, que há 10 anos trabalha para gerar mais autonomia, saúde e dignidade para a mulher brasileira, por meio das campanhas Avon Contra o Câncer de Mama e Fale sem medo – não à Violência Doméstica. Em uma década, foram investidos, no Brasil, mais de R$ 43 milhões em 80 projetos voltados para estas duas causas.
Para conhecer melhor o trabalho do Instituto Avon, a causa do combate à violência doméstica e acessar materiais que vão inspirar seu vídeo, como a fotonovela Futuros Possíveis, acesse o site do Instituto Avon
Siga o Instituto Avon em twitter.com/institutoavon

Lançada a 10ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais


Inscrições podem ser feitas somente pela internet, na plataforma SalicWeb


Prazo para inscrições: até 26 de junho de 2013
A Fundação Nacional de Artes publicou nesta sexta, 10 de maio, no Diário Oficial da União, a portaria do Edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição. A finalidade é selecionar projetos que promovam o intercâmbio inter-regional por meio de uma série de atividades e experimentações ligadas às artes visuais, tais como: oficinas, performances, instalações, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisa de linguagem.
O programa visa a estimular a reflexão crítica e o debate sobre as artes visuais, promovendo ações de capacitação para artistas e técnicos do setor e a troca de experiências entre profissionais da área por todo o país, além de estimular a formação de público. Os recursos para este edital totalizam R$ 2.255.800 milhões. Serão contemplados 22 projetos.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais. As inscrições deverão ser feitas somente pela internet, utilizando a ferramenta SalicWeb, disponível no link  http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.Os interessados que ainda não possuírem cadastro, deverão primeiramente selecionar a opção “NÃO SOU CADASTRADO”  e preencher a ficha cadastral. E, em seguida, acessar o link de inscrição. No momento de escolher em qual edital vai se inscrever, o proponente deve selecionar a opçãoEditais de Premiação e, depois, Artes Visuais. Então, será possível visualizar os editais em aberto e optar pelo que receberá a proposta.
É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário digital para a efetivação da inscrição neste edital. O projeto deverá ser encaminhado na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementações posteriores à inscrição.
Os projetos inscritos serão avaliados em três etapas, tais como: habilitação de caráter eliminatório e avaliação e seleção, com caráter classificatório, ambas coordenadas por comissões nomeadas pelo presidente da Funarte; e análise documental. A comissão de seleção será composta por sete membros, também nomeados por portaria pelo presidente da Funarte, sendo cinco especialistas em artes visuais, com conhecimento comprovado e notoriedade no campo das artes visuais, e dois representantes da Instituição.
Os trabalhos serão analisados pela comissão de seleção de acordo com os seguintes critérios: excelência do projeto quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e à abrangência; capacidade de execução de acordo com o conteúdo apresentado; conformidade com os objetivos deste edital; argumentação na construção do conteúdo; e alcance e eficácia das estratégias para a democratização do acesso aos resultados finais.
Para se cadastrar no SalicWeb e efetuar a inscrição, acesse http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/
Mais informações
Centro de Artes Visuais da Funarte
redenacional10@funarte.gov.br

Divulgado o edital do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição


Inscrições até 26 de junho, somente pela internet


A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, 10 de maio, portaria que institui o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição. As inscrições se encerram dia 26 de junho.  O objetivo é incentivar produções artísticas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentando a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público. Com recursos do Fundo Nacional de Cultura (Ministério da Cultura), no montante de R$ 2,9 milhões, o edital vai contemplar 15 projetos com premiações que variam de R$ 70 mil a R$ 350 mil.
As inscrições somente poderão ser feitas pela internet, na plataforma SalicWeb. Para isso, os proponentes devem acessar o link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/. Quem não é cadastrado deve, primeiramente, selecionar a opção “NÃO SOU CADASTRADO”  e preencher a ficha cadastral. Em seguida, deve acessar o link de inscrição. No momento de escolher em qual edital vai se inscrever, o proponente deve selecionar a opção Editais de Premiação e, depois,Artes Visuais. Então, será possível visualizar os editais em aberto e optar pelo que receberá a proposta.
Aberto a pessoas físicas (indivíduos ou representantes de coletivo de artistas) e pessoas jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, atuantes na área das artes visuais, o edital visa também fomentar a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público.
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição, ao favorecer a complementação de acervos de arte e sua exibição pública em instituições museológicas públicas e privadas, estimula a reflexão e a difusão das artes visuais. Com essa política pública voltada para a aquisição de acervo tem-se como resultado esperado o preenchimento das lacunas do envolvimento do Estado nesse setor, como também as lacunas existentes nos acervos das instituições museológicas que carecem da produção artística contemporânea brasileira.
Para se cadastrar no SalicWeb e efetuar a inscrição, acesse http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/
Mais informações
Centro de Artes Visuais da Funarte
premiomav@funarte.gov.br

2º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego

A obra e a vida do escritor paraibano José Lins do Rego servirão de inspiração para a produção de charges, cartuns, tiras, histórias em quadrinhos e caricaturas. Trata-se da segunda edição do Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, que abre inscrições nesta terça-feira (14). A iniciativa do governo do Estado é viabilizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Os interessados em enviar seus trabalhos têm até o dia 29 de maio para se inscrever gratuitamente. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente no site da Funesc (www.funesc.pb.gov.br), onde o candidato pode acessar o edital e a ficha de inscrição online. São aceitas obras nas linguagens desenho, pintura, colagem e impressão.

Nessa segunda edição, serão selecionadas 15 obras que irão compor o Salão Nacional de Humor entre os dias 4 e 7 de junho, como parte da programação da Semana José Lins do Rego, que este ano acontecerá na escola estadual que tem o nome do escritor, no bairro Cristo Redentor. O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de maio. Do total de peças expostas, as três melhores serão contempladas com prêmios em dinheiro no valor de R$ 1.500 (primeiro lugar); R$ 1.000 (segundo lugar) e R$ 800 (terceiro lugar). Os nomes dos vencedores serão anunciados no último dia do evento.

Artistas profissionais e amadores podem inscrever trabalhos que não tenham sido premiados até a data de encerramento das inscrições. Cada candidato pode concorrer com até duas obras de sua autoria. Estão habilitados a participar da seleção quaisquer autores brasileiros ou residentes no País por, no mínimo, três anos.

Objetivos – O Salão Nacional de Humor José Lins do Rego tem a finalidade de estimular a criação artística e humorística no Estado da Paraíba, bem como revelar os talentos existentes nas demais regiões do país e homenagear a vida e obra do escritor paraibano autor de “Menino de Engenho”. Todos os trabalhos inscritos deverão ter alguma relação com a vida do escritor paraibano José Lins do Rego ou com a sua obra. As peças que não preencherem este requisito serão desclassificadas. É vetada a participação de funcionários públicos estaduais na seleção.

As obras enviadas passarão por um processo de seleção. As dimensões das obras enviadas devem ser de 297 mm x 420 mm (tamanho A3) e resolução de 300 DPI. Todas as imagens devem ser enviadas para o endereço eletrônico  literatura.funesc@gmail.com . Somente serão aceitas obras em seu suporte físico (papel ou outro) no caso de inscrições feitas presencialmente, na Diretoria de Desenvolvimento Artístico Cultural (DDAC) na Rampa 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com a ficha de inscrição devidamente preenchida e documentos solicitados. Não será cobrada taxa de inscrição.

Após o término da Semana comemorativa em homenagem ao escritor, o Salão de Humor permanece aberto na biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rego, localizada na Rua Horácio Trajano, s/n Cristo Redentor, até 28 de junho.

A comissão julgadora será formada por três funcionários da Funesc, divididos entre as coordenações de Literatura e de Artes Visuais. As três obras selecionadas e premiadas farão parte do acervo da instituição, portanto deverão os autores, no ato do recebimento do prêmio assinar uma declaração de doação.

Serviço:
2º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego
Inscrições gratuitas: de 14 a 29 de maio
Informações e envio de material:  literatura.funesc@gmail.com

sábado, 4 de maio de 2013

{Inscrições abertas} Governo do estado abre edital de seleção para o 14º Festival de Artes de Areia


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), torna pública a Seleção de Propostas Artísticas para a composição da programação do 14º Festival de Artes de Areia. As inscrições estão abertas dos dias 22 de abril até o dia 5 de junho. Os artistas interessados podem encontrar o edital e seus respectivos anexos no site do Governo do Estado da Paraíba, no seguinte endereço eletrônico http://www.paraiba.pb.gov.br/cultura/festivaldeareia


Podem participar da convocatória pessoas físicas ou jurídicas, que possuam propostas artísticas nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro, de acordo com as necessidades ofertadas no edital por cada linguagem. O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 15 de junho no Diário Oficial e na página eletrônica da Secult-PB.


Temática – Em 2013, o festival homenageia o Universo Feminino, sendo selecionadas, preferencialmente, as propostas que se relacionem com essa temática.


O Festival – O 14º Festival de Artes de Areia é uma promoção do Governo do Estado da Paraíba e acontece entre os dias 29 de julho e 4 de agosto na cidade de Areia, localizada no Brejo paraibano.



Fonte: Secom


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia Internacional da Animação 2013 – BRASIL

Associação Brasileira de Cinema de Animação FICHA DE INSCRIÇÃO ATENÇÃO: LEIA O REGULAMENTO E PREENCHA A INSCRIÇÃO ABAIXO. ENVIE O SEU FILME ATÉ 31 DE MAIO EM ARQUIVO OU DVD. - Para madar filme através de arquivo envie para o email : abcadiafilmes@gmail.com - Para postagem de filme em DVD envie para o seguinte endereço: A/C Marão / Seleção Dia Internacional da Animação - ABCA Rua Siqueira Campos, 33 apto 802 - Copacabana Rio de Janeiro – RJ CEP: 22031-071 Regulamento do DIA 2013: http://abca.org.br/dia-/2013/regulamento.dia2013.filmes.pdf

Fonte: http://abca.org.br/dia/2013/05/inscreva-seu-filme-para-o-dia-2013/