sábado, 3 de maio de 2014

Paço das Artes prorroga inscrições de edital de residência artística e curatorial

O Paço das Artes prorroga até o dia 15 de maio as inscrições do edital de residência para artistas e proposta de um Grupo de Estudos Curatoriais (GREC). O prazo se encerraria nesta terça-feira, dia 29 de março. 

Ampliando suas ações de fomento à arte contemporânea, a organização irá selecionar para a primeira categoria (residência artística) um projeto artístico inédito e individual a ser executado no Paço das Artes durante três meses. Para a segunda (GREC), será escolhido o projeto de um Grupo de Estudos Curatoriais de três integrantes para desenvolvimento de pesquisa e exposição de uma curadoria, que leve em consideração a história e o contexto do Paço das Artes.

O edital tem como objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas diferentes linguagens, e é destinado a artistas e curadores, já inseridos no sistema das artes. Isso o diferencia do edital da Temporada de Projetos, que desde 1997 seleciona artistas, curadores e críticos em início de carreira. “O teor dos dois também é diferente: para a Temporada, é necessário enviar um projeto acabado, enquanto para a residência, o processo de criação e a vivência com o contexto do Paço das Artes são fundamentais”, afirma Priscila Arantes, diretora técnica e curadora da instituição. Desta forma, os selecionados deverão realizar também encontros abertos ao público para apresentação do projeto e processo de residência.

Além de prêmio em dinheiro, os selecionados terão acesso ao ateliê Paço das Artes (localizado no Espaço Subsolo) para o desenvolvimento da residência, passagem e hospedagem (para os não residentes em São Paulo), auxílio para a compra de materiais e suporte para a produção das obras e montagem da exposição a ser realizada no final da residência, suporte de profissionais das áreas de programação, interatividade, vídeo e orientadores, comunicação visual, entre outros benefícios.

Com duração total de três meses, a residência está prevista para ocorrer entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2015 no Paço das Artes.

Saiba como participar

As inscrições poderão ser feitas no período de 29 de março a 15 de maio (nova data) tanto no Paço das Artes quanto por Correio, após o preenchimento do formulário, disponível no site institucional www.pacodasartes.org.br.

A inscrição deverá incluir o formulário de inscrição preenchido, datado e assinado; currículo atualizado com indicação de participação em mostras individuais e/ou coletivas e/ou em curadorias realizadas que possam evidenciar a trajetória do artista/curador; memorial descritivo claro, contendo conceito sucinto, projeto instalativo, equipamentos necessários, cronograma de desenvolvimento do trabalho e pré-orçamento detalhado de execução do projeto proposto (para análise de adequação financeira); breve apresentação do projeto disponibilizado como material de apoio de até 5Mb apresentado em suporte CD-ROM ou DVD-ROM (trabalhos que necessitem de transcodificação serão eliminados). Para efeito de apresentação ao júri, todos os trabalhos off-line deverão ser editados de modo que a sua duração não exceda 10 minutos.

Serão levados em conta prática, percurso artístico e/ou percurso curatorial; a qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual; o grau de inovação do projeto; a viabilidade do cronograma proposto; a adequação orçamentária do projeto ao orçamento do Programa; e a clareza no memorial descritivo e do desenvolvimento da proposta.

A seleção será realizada por comissão julgadora composta por até cinco críticos/artistas/curadores convidados pela Associação. A divulgação dos selecionados ocorrerá a partir de 26 de maio de 2014 no site do Paço das Artes.

A Residência Paço das Artes 2014 é uma iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Associação Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, Organização Social de Cultura. 


Fonte: http://www.pacodasartes.org.br/notas/edital_de_residencia_artistas_curadores_prorrogado.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário