quarta-feira, 24 de abril de 2013

Unesco incentiva projetos que promovam a Diversidade Cultural por meio do IFCD

Fundo da Unesco irá incentivar projetos que promovam a diversidade cultural e formação de profissionais na área da Cultura.

O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD) foi estabelecido a partir da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, artigo 18, promovido pela Unesco. Trata-se de um fundo multi-fundador cuja função é promover o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza em países em desenvolvimento. Esta promoção se dá por meio de apoio a projetos  que"visam a favorecer a emergência de um setor cultural dinâmico, principalmente por meio de atividades que facilitem a introdução de novas políticas culturais, ou favorecer os já existentes", fonte Unesco. 

Desde 2010 já foram mais de U$ 3,5 milhões em financiamentos e 61 projetos apoiados em 40 países. As propostas apoiadas cobriram desde a pesquisa e implementação de políticas culturais, mapeamento de indústrias culturais, capacitação de empreendedores criativos e da criação de novos modelos de negócios da indústria cultural.

O IFCD está com inscrições abertas para envio de projetos e propostas de programas até o dia 14 de junho. Podem participar governos de países em desenvolvimento membros da Convenção, ONGs nacionais da área cultural, grupos vulneráveis ou outros grupos sociais minoritários. Cada tipo de proposta possui um teto para financiamento: Programas e Projetos podem apresentar orçamento de até U$ 100.000,00 enquanto que, para propostas de Assistência Preparatória, o valor máximo é de U$ 10.000,00.

Proponentes brasileiros devem encaminhar projetos pelo correio para a Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores para o seguinte endereço: 
DAMC - Ministério das Relações Exteriores
Palácio Itamaraty - Esplanada dos Ministérios - Bloco H - Anexo 1, sala 408
Brasília - DF - Brasil
Cep 70170-900

Primeiro, os projetos passarão por uma pré-seleção composta por uma comissão especial em conjunto com o Ministério da Cultura. Os selecionados serão encaminhados para a seleção final que será realizada por um painel de seis especialistas nomeados pelo Comitê Intergovernamental da Convenção.

Mais informações: unesco.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário