quinta-feira, 7 de março de 2013

Prêmio à ilustração latino-americana – UP [Tercera edição]

O Encontro Latino-americano de Design incentiva e divulga, através de seus concursos e prêmios, as principais matérias desenvolvidas pelos designers latino-americanos.
A ilustração é uma área expressiva em permanente crescimento, com recursos que contribuem cada vez mais com diferentes setores do design: packaging, gráfico, moda, digital, audiovisual, industrial e outros.
Salientando o valor da ilustração e suas contribuições, o Encontro decide, nessa ocasião, convocar profissionais e estudantes para participarem da primeira edição do Prêmio à ilustração latino-americana.
Esse Prêmio procura reunir e divulgar os trabalhos mais destacados dos ilustradores latino-americanos da atualidade. Como reconhecimento, será realizada uma exibição e será editado um anuário com os trabalhos selecionados no Prêmio.
Editorial Pequeño Editor poderá oferecer ao ganhador, se o achar pertinente, um contrato (remunerado) para ilustrar alguma de suas publicações.

Dados Básicos Do Concurso

Participan:Profissionais e Estudantes da ilustração latino-americana e áreas vinculadas
Técnica:Livre
Tema:São convocados os ilustradores latino-americanos para apresentarem sua melhor ilustração. Podem ser publicadas ou inéditas.
Formato de Apresentação:29.7 cm x 42 cm (A3) vertical ou horizontal 
Formato digital: jpg [RGB] 
Resolução: 150 dpi 
Peso máximo: 5 megas
Cadastro:Gratuito e on-line através do site (ver bases).
NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS ENVIADOS POR E-MAIL
Data limite de participação:

sexta-feira 5 de abril de 2013

E-Mail:premio.ilustracion@gmail.com
Premios:U$S 2000.- e um possível contrato com a Editorial Pequeño Editor.*

Bases e condições

São convocados os ilustradores da América Latina (profissionais e estudantes) a enviarem seu trabalho mais destacado (segundo seu critério). Pode ser apresentada mais de uma ilustração.
As duas categorias para o cadastro são: profissionais ou estudantes. E os trabalhos podem ser publicados ou inéditos. A participação é livre e gratuita.
Para registrar um trabalho publicado deverá constar o meio e data de publicação, aclarando isso na ficha de cadastro.
O tratamento da imagem, os recursos utilizados, o estilo pessoal e a busca experimental são aspectos valorizados na convocação

Participantes

Podem participar profissionais e estudantes, de maneira individual ou grupal, sem limitações nem exclusões.
Se se tratar de uma equipe de trabalho constituída por duas ou mais pessoas, através da ficha de cadastro, deverá ser designado um representante, integrante da equipe, para todos os fins operacionais e legais do Concurso. O/os titular/es do trabalho apresentado deverão ser seus autores, garantindo por escrito essa condição na ficha de cadastro, sendo os únicos responsáveis perante as gestões correspondentes.

Formato dos arquivos

Os arquivos são subidos unicamente em formato digital com as características a seguir:
Tamanho: A ilustração deve estar inserida em um fundo de 29.7 cm x 42 cm (A3 – vertical ou horizontal). 
Formato: jpg
Modo de Cor: RGB Resolução: 150 dpi
Peso máximo: 5 megas
Os trabalhos que não forem enviados sob as condições antes referidas, não serão considerados pelo júri.
Informamos que alguns dos trabalhos recebidos poderão ser utilizados, ainda com anterioridade à decisão do júri, pela Faculdade de Design e Comunicação através de suas publicações ou do site. Nesse caso, serão citados o ou os autor (es) da ilustração.

Cadastro

O processo de cadastro está composto de duas fases:
12
Registro como usuário do autor responsávelA- Preencher os dados do trabalho 
B- Subir o arquivo do trabalho 
C- Carregar os dados dos co-autores (se houver )
Para se inscrever no concurso é preciso se registrar por única vez através da ficha on-line.
Uma vez registrado o autor responsável do trabalho, poderá carregar o arquivo no momento que quiser (até sexta-feira 5 de avril de 2013 – 11 PM hora de Buenos Aires, Argentina), acessando através do login localizado na home do site do Encontro (com o nome de usuário e senha registrados no cadastro).
Pode ser subida a quantidade de trabalhos que o autor desejar. Após o envio dos arquivos do trabalho deverão ser carregados todos os dados necessários para a inscrição de seus co-autores (se se tratar de um trabalho de co-autoria).
Com esse mesmo cadastro como autor poderá participar também de outros certames do Encontro Latino-americano de Design.
O autor do trabalho não estará registrado no concurso até o envio do arquivo com o trabalho.
A inscrição ao Concurso implica também a inscrição automática ao Encontro Latino-americano de Design. Não é condição para participar do certame assistir ao Encontro. A participação no Encontro e no Concurso são duas coisas independentes, ambas gratuitas e de livre inscrição.
Data limite: Serão recepcionados trabalhos até sexta-feira 5 de abril de 2013

Fases do Certame

  1. Exibição dos trabalhos pré-selecionados, prêmios e mençõesDos trabalhos recepcionados, o Comitê organizador realizará uma pré-seleção para organizar a exibição gráfica e/ou digital que ficará exposta durante o desenvolvimento do VIII Encontro Latino-americano de Design, que terá lugar em Palermo, Buenos Aires, Argentina, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto de 2013.

  2. Mostra itinerante 
    Todos os trabalhos premiados e mencionados nas categorias acima enumeradas serão parte de uma mostra itinerante que será oferecida a todas as instituições integrantes do Fórum, para que seja organizada e exibida nos seus países e escolas respectivas.

  3. Anuário-Publicação dos trabalhos selecionadosA organização do Encontro seleciona os trabalhos que serão parte da publicação, que poderá ser virtual ou impressa, segundo o que a organização achar conveniente.

Júri y Premios

O júri oficial do certame, que outorga um prêmio em dinheiro de U$S 2000 para o melhor trabalho, está integrado por autoridades da Faculdade de Design e Comunicação e importantes ilustradores. O prêmio pode ser entregue a um trabalho ou dividido em mais de um. Também pode não existir ganhador nenhum.
A Editorial Pequeño Editor poderá oferecer ao ganhador, se o achar pertinente, um contrato (remunerado) para ilustrar alguma de suas publicações.
O Júri do Fórum de Escolas de Design, presidido por Felipe Taborda –integrante do Comitê de Honra do Encontro Latino-americano de Design- e integrado por todos os representantes (que se encontrarem presentes em ocasião do Encontro) das instituições participantes, deliberará sobre os prêmios e menções que não forem em dinheiro, salientando critérios como a conjunção estética, comunicacional e cultural das peças apresentadas.
O público do Encontro, atuando como júri, entregará os “Prêmios do Público”. 

Anúncio Dos Ganhadores

Acontecerá na sexta-feira 2 de agosto de 2013, no ato de encerramento do VIII Encontro Latino-americano de Design. A lista de selecionados e ganhadores será publicada através do site do Encontro a partir de segunda-feira 12 de agosto de 2013.

Importante

Os participantes cedem seus direitos de exibição, difusão e publicação à Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo, que poderá utilizá-los como considerar conveniente.
Participar do certame supõe que o participante tem conhecimento e aceita as bases e condições. A Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo reserva-se o direito de decidir sobre qualquer interpretação, situação ou circunstância não estipulada ou não prevista na presente convocação.
A Faculdade de Design e Comunicação, como organizadora do sétimo Encontro Latino-americano de Design, será a responsável da pré-seleção para a mostra que será realizada durante o Encontro, da curadoria da mostra itinerante e da publicação do Anuário-Publicação

* Conforme as disposições vigentes, o montante do prêmio poderá ser entregue em pesos (moeda argentina), segundo o câmbio oficial desse dia.

Fonte: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro-latinoamericano/concursos/concurso-ilustracao.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário